Em 28 de julho, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, foi palco do Seminário “Construção de uma agenda atual e real para o complexo econômico industrial da saúde”, evento organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Positiva do Complexo Industrial da Saúde Brasileiro 4.0 (INCT TEC.CIS 4.0). O encontro contou com a presença da atual ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira e diversos representantes da área, incluindo líderes da indústria e pesquisadores.
Marcelo Mansur, presidente da Nortec Química, maior fabricante de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) da América Latina, foi um dos participantes. Ao lado de Cristina Dislich Ropke, diretora de inovação do Grupo Centroflora; Norberto Prestes, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), e Julieta Maria Cardoso Palmeira, assessora da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (FINEP); Mansur integrou o painel para discutir o tema “Desenvolvimento e Inovação em Insumos Farmacêuticos”.
“Este é um momento importante para acelerar e fortalecer a indústria nacional. O Brasil precisa conquistar a sua autonomia na produção de insumos farmacêuticos ativos e medicamentos. Sem dúvidas, essa reunião de entidades, indústrias, academia e Estado auxilia no avanço destas iniciativas”, comenta Marcelo.
Atualmente, apenas 5% dos IFAs são produzidos no Brasil. Neste contexto, Marcelo fala sobre a urgência de o país se tornar autossuficiente para “diminuir a dependência das importações de insumos, melhorar a segurança dos estoques nacionais, ter capacidade de agir em emergências sanitárias e, ao mesmo tempo, atender a grande demanda da população brasileira”.