Na bolsa, sem IPO: conheça a particularidade da Nortec Química, a novata da Bovespa

Tradicionalmente, uma empresa entra na BM&FBovespa ao realizar uma abertura de capital. Esse não será o caso da Nortec Química, que será listada na bolsa sem realizar um IPO (Initial Public Offering), mas sim via BovespaMais.

Esse é um segmento especial da bolsa que foca PMEs (Pequenas e Médias Empresas), que ingressam nesse grupo para uma espécie de “preparação” de IPO – elas não realizam o IPO de imediato, mas é algo que elas pretendem realizar no futuro. 

Outras empresas, como a Senior Solution (SNSL3M) e a Desenvix (DVIX3M) também optaram pela listagem sem IPO. “Particularmente entendo que não vale a pena para as PMEs terem o ônus da listagem, como custo de compliance regulatório, abertura de informações aos concorrentes”, sem o bônus, que é o capital para crescimento a um custo adequado”, avalia Rodolfo Zabisky, CEO (Chief Executive Officer) do @attitude e idealizador do PAC-PME (Programa de Aceleração de Crescimento para Pequenas e Médias Empresas). PUBLICIDADE

Ele salienta que a Bovespa poderia ter mais 750 empresas, se o acesso às pequenas e médias empresas fosse facilitado. Empresas médias como a Nortec, que teve receitas de R$ 90,7 milhões em 2012 e lucro de R$ 8,3 milhões. Essas empresas são muito interessadas em crescer, expandir linhas de produção – o que garantiria o dinamismo necessário para a economia brasileira. Ao entrar no BovespaMais, a Nortec se torna a 4ª empresa nesse segmento desde seu lançamento, em 2008.

Conheça a Nortec
Atualmente a única produtora de Benzinidazol, remédio para tratamento da doença de Chagas, a Nortec se destaca por ter mais de 26 segmentos químicos diferentes – como analgésicos, anestésticos locais e remédios contra o vírus do HIV – tornando-se a maior produtora de antiretrovirais do ocidente. A companhia, que tem 20% do capital detido pelo BNDESPar (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), pode agora ter novos sócios, mas não ofertará nenhuma ação ao mercado em um primeiro momento.

O caminho está livre, portanto, para que a companhia oferte ações quando achar que o clima para o mercado de capitais está melhor. Foi o que fez a Senior Solution, que estava listada desde 2012 na bolsa mas abriu o capital somente este ano. Isso é muito importante para empresas de menor porte, que captam menos recursos.

“Entendo que sem dúvida o clima tende a melhorar, até porque piorar parece bem difícil”, alerta Zabisky. A empresa, fundada em 1985, portanto, deverá esperar o momento ideal, mas com o primeiro passo já dado.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/mercados/na-bolsa-sem-ipo-conheca-a-particularidade-da-nortec-quimica-a-novata-da-bovespa/