Conheça toda a

Nossa História

A História da Nortec Química

Conheça toda a nossa história, e a evolução da  maior empresa de IFAS da América Latina.

  • CRIAÇÃO DA COMPANHIA

    Em 20 de dezembro de 1985, o grupo NORQUISA cria a subsidiária NORTEC-NORDESTE QUÍMICA DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS LTDA, célula-embrião da NORTEC QUÍMICA S.A.

  • PRIMEIRO ACORDO COM A FIOCRUZ

    Em 17 de janeiro de 1986 é celebrado o primeiro termo aditivo ao Acordo de Cooperação Tecnológica entre a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e a NORTEC-NORDESTE QUÍMICA DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS LTDA.

  • NASCE A NORTEC QUÍMICA

    A NORDESTE QUÍMICA DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS LTDA passa por um processo de reorganização societária. Nascia naquele momento a NORTEC QUÍMICA LTDA.

  • O PRIMEIRO PRÊMIO

    A NORTEC QUÍMICA recebe o seu primeiro prêmio SINDUSFARMA (Sindicato da Indústria Farmacêutica), premiação concedida pela Indústria Farmacêutica aos seus melhores fornecedores.

  • NORTEC QUÍMICA S.A

    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entra na companhia e, neste momento, a NORTEC QUÍMICA é transformada em uma Sociedade Anônima, iniciando o seu projeto de expansão, mediante a construção da terceira unidade de Síntese Química. Também é inaugurada a Unidade de Tratamento de Efluentes (UTE 500), projetada pela Coppe (Coordenação de pós-graduação em Engenharia da UFRJ).

  • O CRESCIMENTO DA EMPRESA

    A NORTEC QUÍMICA se torna a primeira empresa a ser qualificada com o PROGRAMA PROFARMA destinado a fomentar programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica – PROFARMA PD&I. Essa iniciativa de investimento teve reflexo na expansão do portfólio de produtos da NORTEC QUÍMICA, com a introdução de importantes Insumos Farmacêuticos Ativos para o mercado, como Benzodiazepínicos, Anti-Virais, Anti-retrovirais (anti-AIDS), Broncodilatadores, Anestésicos locais e Fármacos com ação no Sistema Nervoso Central.

  • A IMPORTÂNCIA DA NORTEC QUÍMICA NA
    SAÚDE BRASILEIRA

    No modelo de Parcerias Público-Privadas (PPPs), a NORTEC QUÍMICA é indicada pelo Ministério da Saúde para participar dos seguintes projetos: TENOFOVIR DISOPROPXIL FUMARATO (anti-AIDS), MICOFENOLATO DE MOFETILA (droga contra rejeição em transplantes de órgãos), RALOXIFENO (tratamento de osteoporose), RIVASTIGMINA (tratamento de Mal de Alzheimer).

  • UMA INDÚSTRIA ÚNICA

    A NORTEC QUÍMICA inicia a produção de Benznidazol, IFA utilizado no tratamento da Doença de Chagas, sendo a única fabricante desse medicamento no mundo.

  • O FUTURO COMEÇA AQUI

    A NORTEC QUÍMICA inicia o projeto de duplicação da sua unidade U-200, com investimentos superiores a R$ 50 milhões.

  • RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

    Em dezembro a empresa é auditada e aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration) e ganha o Prêmio Kurt Politzer pelo projeto “Inovação na Fronteira do Conhecimento”, em parceria com o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ). No mesmo ano é criada a Universidade Nortec.

  • EXPANSÃO DA CAPACIDADE
    PRODUTIVA

    A NORTEC QUÍMICA inaugura duas unidades fabris e finaliza a duplicação da estação de tratamento de efluentes e as adequações nas áreas produtivas, finalizando o projeto iniciado em 2012.

  • UM GRANDE PASSO

    A NORTEC QUÍMICA firma um novo contrato com o BNDES visando a expansão dos laboratórios e da capacidade produtiva com valores superiores a R$ 30 milhões. 

  • Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia

    Com muita alegria anunciamos que o Dr. Mansur, nosso fundador, teve a honra de ser eleito como Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE) ocupando a 48ª cadeira.

    Dr. Mansur é Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Administrador de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sempre atuou como Professor de Engenharia Química, nas disciplinas de Processos Unitários Orgânicos, além de presidir Empresas Petroquímicas, de Química Fina, e ser o fundador da Nortec Química.

    A posse ocorreu no dia 28 de julho de 2021, em cerimônia online. Esse título celebra a carreira acadêmica e profissional do Prof. Alberto Ramy Mansur.

    A Nortec Química parabeniza o Prof. Mansur e todos os membros da Academia Nacional de Engenharia.