P&D

PESQUISA & DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO

 

A QUÍMICA COMO CIÊNCIA EXPERIMENTAL

 

As atividades de Pesquisa & Desenvolvimento representam importante alicerce na estratégia empresarial de uma empresa como a Nortec Química, no segmento de maior dinamismo e densidade tecnológica da Indústria Química de fabricação de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA’s).

 

As atividades de P&D, neste tipo de indústria, são de natureza experimental e requerem forte suporte de Análises Orgânicas, Ativos de Laboratório de Pesquisas e Equipamentos em escala piloto (para suporte ao "scale up").

 

Desde o início da década dos anos 80 as atividades de P&D se identificam com a própria existência da Nortec Química, tendo seu “DNA original” surgido a partir de um  modelo de trabalho estabelecido através de Acordos e Convênios de Cooperação Científica e Tecnológica com a Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (Farmanguinhos).

 

Os mais de 50 IFA’s produzidos, atualmente, são todos desenvolvidos com tecnologia própria no Brasil. Do lado das parcerias, entre a Nortec Quimica e Centros de Pesquisa de Excelência no País podem ser citadas, historicamente:
 

  • Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (Farmanguinhos)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
  • Universidade Federal Fluminense – UFF
  • Universidade de S. Paulo – USP
  • Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
  • Universidade Federal de Sta. Maria (RS)
  • Instituto Militar de Engenharia (IME)

 

Este modelo de cooperação Empresa – Universidade tem sido um dos pilares para o crescimento na Área de P&D, permitindo à Nortec Química atingir a excelência no desenvolvimento de Tecnologias Industriais e processos de produção de IFA´s (Insumos Farmacêuticos Ativos), o que tem sido reconhecido através de prêmios sucessivos, tais como:

 

  • XIV PRÊMIO LICEU DE TECNOLOGIA (LAO-SP)
     

O prêmio foi entregue pelo Exmo. Sr. Presidente da República – 1992/1993

Pesquisa em doenças negligenciadas (Doença de Chagas)

 

  • PRÊMIO FINEP DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (SUDESTE)
     

Produção de Efedrina e Pseudoefedrina - 2005

 

  • PRÊMIO DE TECNOLOGIA DA ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química)
     

Inovação no Processo de produção de Fosfenitoína Sódica (anticonvulsivante indicado para uso pediátrico) – 2009

 

As atividades de P&D são determinadas pelas necessidades dos clientes e dos Sistemas de Saúde Pública e Privada. Tais sinais do mercado consumidor são premissas já na fase de concepção do novo projeto de pesquisa ou de um novo produto. A estreita colaboração com Universidades e clientes (em todos os estágios do desenvolvimento) aumenta as chances de sucesso e reduz os tempos dos ciclos de desenvolvimento.

 

Os esforços em P&D e em Química Analítica além de gerar IFA´s para lançamentos visam, também, manter e ampliar a liderança tecnológica que já detém em muitas áreas das Especialidades Químicas. Ao mesmo tempo, o progresso em termos de novas aplicações terapêuticas e performance de processos tecnológicos aumentam a eficiência na Produção Industrial, garantindo à Nortec Quìmica forte posição competitiva no mercado global, por baixos custos variáveis e custos fixos (relacionados ao tempo de ocupação das Plantas Industriais).

 

A FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, do Ministério da Ciência e Tecnologia; e o BNDES, ao qualificarem a Nortec Química como Empresa de Base Tecnológica vêm ao longo de todos esses anos apoiando as Pesquisas visando elevar a contribuição de um Produtor, 100% Brasileiro, ao Complexo Industrial da Saúde, na América Latina.

 

Em adição, a Política Industrial do Governo Brasileiro, através do Ministério da Saúde, vem propiciando condições para a transferência de tecnologias internacionais através da participação da Nortec Química como produtor de IFA’s dos Projetos Essenciais para a Saúde Pública do Brasil, tais como:

 

- Antiretrovirais

- Oncológicos

- Imunossupressores

- Antiparkinsonianos

- Anticolinesterásicos (Mal de Alzheimer)

- Drogas para Doenças Negligenciadas

 

A Nortec Química, visando o cumprimento dessa demanda, está em plena fase de expansão dos Laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento, e ampliação das Equipes de P&D e Desenvolvimento Analítico, alicençando-se em Projetos apoiados pelas atuais linhas de apoio da FINEP e do BNDES.