Conceitos de Engenharia Química, Engenharia Básica, Engenharia de Processo e Engenharia de Detalhamento

O Departamento de Engenharia da Nortec Química atua desde o "scale up" na planta piloto/Industrial, até a pré-operação das Unidades Industriais que, no próprio Departamento, são concebidas, projetadas e montadas para a fabricação dos produtos.

 

As Tecnologias de Produção em Escalas Industriais (conceituadas como Tecnologias Industriais) constituem-se em um dos fatores de sucesso da Empresa, conferindo à mesma um diferencial tecnológico e econômico na competitividade no mercado nacional e internacional.

 

Existem três fontes principais das Tecnologias Industriais desenvolvidas pela Nortec Química, ao longo de quase 3 décadas:

 

    i)    desenvolvimento "in house", a partir de experimentos realizados pela própria Empresa.
    ii)    parcerias com Universidades, Fundações, Instituições de Excelência Científica e Tecnológica no Brasil.
    iii)    Laboratórios e Empresas da Área Químico-Farmacêutica, através de Acordos de Parcerias Tecnológicas.

 

As Tecnologias Industriais desenvolvidas internamente se originam de experimentos nos Laboratórios de P&D da própria Empresa, que determinam as principais Variáveis de Processo para a síntese Química, isolamento e purificação dos produtos finais, incluindo matérias primas e os solventes compatíveis, sempre considerando, essencialmente, a Química como Ciência Experimental.

 

Essas informações, denominadas “Dados Básicos de Correlações de Processo”, geradas a partir de experimentos em laboratório, são confirmadas e validadas em escala maior em Equipamentos da Área Industrial que se constitui no "scale up" para uma tecnologia definida como “Tecnologia Industrial” da NORTEC QUÌMICA.

 

Esse trabalho de "scale up" se constitui em um dos maiores acervos de conhecimento disponível pelos profissionais da Empresa; e passam a formar o “Livro Básico de Correlações de Processo”.

 

A partir dos dados contidos no “Livro Básico de Correlações de Processo”, o Departamento de Engenharia desenvolve o Projeto de Processos e o dimensionamento dos equipamentos em escala industrial – “Engenharia Básica”.

 

A Nortec Química desenvolve seus próprios Projetos de Processo e de Engenharia Básica, mantendo o sigilo e a confidencialidade de suas Tecnologias Industriais. Para tanto conta com uma Equipe composta de engenheiros químicos “sênior” especializados, mestres e doutores, capazes de realizar todas essas etapas para desenvolvimento e consolidação das Tecnologias Industriais.

 

Em sequência, a etapa de “Engenharia de Detalhamento”, executada, pelo Grupo de Engenharia, onde são preparadas as informações para: fabricação de equipamentos; construção das estruturas civis; e montagem eletromecânica e de automação/instrumentação.

 

 

 

 

Diferentemente do passado recente - nas décadas de 70 e 80, quando do desenvolvimento da petroquímica nacional, tanto a Tecnologia Industrial como os Projetos Básicos e de Processamento, vinham prontos do exterior; e, empresas nacionais realizavam o detalhamento - a Nortec Química desenvolve sua própria Tecnologia Industrial e seus Projetos de Processamento Químico, incluindo o Manual de Operação, Projeto de Engenharia Básica (dimensionamento dos equipamentos) e de Engenharia de Detalhamento. Dessa forma tem-se a importância da manutenção de um Departamento de Engenharia forte, e atualizado, com as melhores práticas do conhecimento acadêmico e industrial das indústrias de processamento químico, que detém o “know how” para o desenvolvimento de Tecnologias Industriais.

 

Como exemplo da importância da manutenção dessas equipes especializadas pode-se citar o caso do desenvolvimento e determinação de variáveis empíricas relativas à cristalização de produtos, como temperaturas, taxas de resfriamento, diferença de temperatura entre camisa e meio reacional; solventes; forma de cristalização e polimorfismo; que são determinadas juntamente com o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento.

 

Com todo este acervo de conhecimento de engenharia, obtidos na formação acadêmica de Engenharia Química, nos cursos internos ministrados pela Empresa e nas experiências práticas vivenciadas nos "scale up" de diversos processos, pode-se definir a Nortec Química como uma Empresa de Base Tecnológica (FINEP) e como uma "PEOPLE DEPENDANT COMPANY".