A Nortec Química

Indústria Químico-Farmacêutica, há 30 anos produzindo Moléculas Ativas para a Indústria Farmacêutica de Medicamentos de Marca (referência), genéricos e similares; e, para os Sistemas de Saúde Pública do Brasil, e para Doenças Negligenciadas assim conceituadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Tudo começou com a determinação de garantir à população brasileira medicamentos de qualidade com Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) 100% produzidas com tecnologias desenvolvidas no Brasil. O caminho foi o de unir o conhecimento dos principais centros de pesquisas nacionais à experiência da indústria química e petroquímica brasileira. Assim nasceu a Nortec Química.

 

Em sua primeira Unidade Industrial, no Estado do Rio de Janeiro, atividades de Pesquisa & Desenvolvimento se transformaram em Tecnologias Industriais, graças ao primeiro Acordo de Cooperação Tecnológica firmado com Farmanguinhos/Fiocruz. Passou-se a fabricar Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) destinados a medicamentos prioritários para o sistema de Saúde Pública.

 

Este compromisso levou a Nortec Química a ser, atualmente, o único produtor no mundo de Benzinidazol, para tratamento da doença de Chagas, sendo ainda o maior produtor de Antirretrovirais do Ocidente. Também se destaca como principal empregador, no setor químico-industrial, de mão de obra qualificada, percentualmente, com 40% do total de colaboradores da Empresa com ensino superior.

 

Passados 30 anos, a Nortec Química contabiliza o desenvolvimento e fabricação de mais de 50 IFAs, todos com tecnologia própria. A responsabilidade na Qualidade a tornou reconhecida no Brasil, com sucessivos Prêmios de Excelência no Suprimento de IFAs pelo SINDUSFARMA (Sindicado da INDÚSTRIA FARMACEUTICA de São Paulo); e, no Exterior. A Nortec Química já detém um portfólio em abastecimento e desenvolvimento com cerca de 250 Laboratórios Farmacêuticos no Brasil e no Exterior.

 

Esta história de Vida de sucessos inspira novos sonhos. Por isso, em 2013 vai estar em plena execução a duplicação das atuais unidades de síntese e a instalação da planta para Drogas de Alta Potência e Oncológicos, investindo cada vez mais em Pesquisa & Desenvolvimento. Criar-se-á com isso, mais de 300 empregos diretos e mais alicerces para o desenvolvimento Autóctone do Sistema de Suprimento de IFas no Brasil: A Parte da cadeia Químico-farmacêutica de Maior Densidade Tecnológica!

 

A Nortec Química agradece e dedica este momento histórico a todos que tem participado em sua história de vida.