Gestão Ambiental

Com o passar do tempo o homem vem evoluindo em todas as áreas tecnológicas, sempre visando melhorar o seu conforto, saúde e bem-estar. Para isso ele se utiliza de novas tecnologias desenvolvidas e aprimoradas a cada dia.

 

Mas este avanço tecnológico acaba gerando cada vez mais resíduos de processos produtivos, que não podem ser descartados "in natura" na natureza, pois acabam causando um desequilíbrio ecológico.

 

Estes resíduos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos.

 

 

A Nortec Química S.A. é uma empresa de Química Fina, do setor de maior densidade tecnológica, para produzir insumos para indústrias farmacêuticas. Para que a Nortec possa produzir ela necessita de insumos e gera subprodutos. Estes subprodutos são tratados de maneira que o impacto ambiental esteja de acordo com o regulatório e o meio ambiente.

 

Por isso a Nortec Química, desde a sua fundação vem tratando todo o seu efluente, biologicamente e fisicamente em sua ETE (Estação de Tratamento de Efluentes). Em adição destina às empreses competentes e credenciadas pelo órgão ambiental os resíduos que não necessitam ser tratados na própria empresa.

 

O que é a ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) na Nortec Química?

O Trabalho Histórico de Parceria com a COPPETEC/UFRJ.

 

A ETE é a reprodução do ciclo natural de tratamento, em uma área de alta eficiência, sendo capaz de evitar impacto ambiental com utilização de processamentos e tempos definidos.

 

 

Existem diversos modelos de tratamento e de acordo com estudos dos efluentes gerados pode-se escolher entre: tratamento anaeróbico (sem adição de oxigênio), tratamento aeróbico (com adição de oxigênio), lagoas de tratamento, que servem conceitualmente para o projeto de uma ETE.

 

 

Sempre é necessário conhecer os processos unitários e as operações unitárias, que estejam em produção e até em pesquisa, para que sejam definidas as suas correntes de efluentes e seus processos de tratamento sejam definidos. Assim tem sido feito. Estas premissas são cumpridas para que a parceria tecnológica entre a COPPETEC/UFRJ e a Nortec Química, desde a década de oitenta, até os dias de hoje, pudessem desenvolver um projeto de excelência para o processo de tratabilidade dos efluentes de toda a empresa.

 

Com base nos Estudos Experimentais realizados com a COPPETEC/UFRJ conclui-se que o efluente da Nortec Quimica é orgânico, biodegradável e passível de degradação biológica. Como consequência foi definido o sistema de tratamento e o projeto de engenharia da ETE contemplando suas várias etapas: anóxica, aeróbica, separação físico-química e obtendo a biomassa estabilizada.

 

Aspectos Legais para o funcionamento da Nortec Química

 

O comprometimento da empresa com o Meio Ambiente, e suas exigências ambientais, fazem parte da Licença de Operação (LO) emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro.